Dados do Smartphone em Portugal e no Mundo

Segundo um estudo realizado pela Google, baseado em entrevistas a consumidores de 40 mercados diferentes sobre os seus hábitos na Internet, a compra de smartphones em termos mundiais duplicou.

Em 2012, uma em cada três pessoas (33%) afirmava ter acesso a um smartphone. Já em 2017, a percentagem subiu para 70%.

Dois terços da amostra total, cerca de 32% dos entrevistados, referem que preferem utilizar o smartphone para aceder à internet, por motivos não profissionais, em detrimento do computador ou do tablet. Apenas 28% referem que privilegiam o computador e 33% não diferem o computador do smartphone.

Outro dado interessante da pesquisa revela que a utilização simultânea de smartphone, tablet e computador cresceu. Em 2012, 52% dos entrevistados responderam que usavam um destes aparelhos, 15% utilizavam dois e 3% os três. Cinco anos depois, 23% combinam a utilização dos três dispositivos.

Tirar fotografias, ouvir música ou ler as notícias são atividades já rotineiras no smartphone, que estão a contribuir para o uso e preferência dos smartphones em detrimento do computador, colocando-o em  segundo plano. Os dados resultantes desta pesquisa, comprovam precisamente isso.

Apesar de haver um crescimento na popularidade dos smartphones em todos os segmentos etários, é nos mais jovens que este aparelho é mais presente. Os consumidores com menos de 25 anos referem que usam o smartphone para aceder às rede sociais (83%), encontrar informação (67%), ver vídeos online (75%) e fazer compras (3%) ou apenas procurar informação sobre produtos que desejem comprar (46%).

E em Portugal?

Em Portugal, a aquisição de smartphones registou uma subida de 18% para 59%, sendo que 23% dos inquiridos (portugueses) revelem usar o dispositivo para aceder à Internet em detrimento do pc ou do tablet.

Os estudos da Google relevam ainda os seguintes dados:

  • 90% Dos utilizadores de smartphones procuram informações locais nos respetivos telemóveis e em resultado disso 83% efetuam uma ação, como uma compra ou contactar a empresa;
  • Os anúncios para telemóveis são visualizados por 90% dos utilizadores de smartphones;
  • A penetração dos smartphones no mercado é de 32%;
  • Os smartphones tornaram-se tão importantes para os consumidores que 31% preferiam desistir da televisão do que do seu smartphone;
  • 46% Efetuam pesquisas no smartphone todos os dias, tornando este tipo de equipamento um importante ponto de acesso a pesquisa;
  • 79% pesquisaram um produto ou serviço no seu smartphone.

Um outro estudo realizado em 2016 pela Marktest (Barómetro da Telecomunicações) contabiliza 6.176 mil individúos residentes em Portugal possuem smartphone, o que corresponde a 68.0% dos possuidores de telemóvel com 10 e mais anos

uso de smartphone em Portugal

O trimestre de Outubro de 2014 marca o momento em que a utilização de smartphone ultrapassou a do feature phone.

Segundo dados divulgados pela Fnac, a venda de smartphones foram as que mais cresceram no mercado Português, tendo vendido ao longo do ano de 2016, mais de 200 mil destes equipamentos. O iPhone 5S foi o dispositivo mais vendido na área das telecomunicações, já o Samsung Galaxy J5 o segundo dispositivo mais vendido.

Já em termos globais, sengundo dados divulgados pela Gartner o marcado de smartphones registou uma subida de 4,3% no segundo trimestre de 2016 atingindo vendas de 344 milhões de unidades. A liderar o mercado mundial está a fabrincante Samsung. A Apple pelo contrário registou um trimestre de perdas o que permitiu a à Samsung aumentar a vantagem.

quota de mercado smartphones

Será que a Apple consegue se recuperar? Ultimamente ouvimos muitas reclamações sobre o smartphone da marca, será que haverá mudanças?

Veremos isso em outro post.

Até logo.

 

Links desse post: CosumerBarometerTek SapoMarktestExame Informática

Para saber mais das nossas fontes de dados clique neste link

Deixe um comentário